O Poliestireno de Alto Impacto – PSAI (ou HIPS, em inglês) – é um termoplástico obtido a partir do acréscimo de um elastômero à sua versão cristal granulada (GPPS). Para isso, costuma-se utilizar o polibutadieno ou o estir-butadieno, pois eles oferecem mais propriedades de resistência ao material. Dessa forma, também perde-se sua transparência e ele adquire um aspecto leitoso.
Várias experiências têm mostrado que o estireno-butadieno com 25%, no máximo, de estireno, é o elastômero mais adequado para esta finalidade. Variando o teor de elastômero que é incorporado ao polímero, tem-se os poliestirenos de médio e alto impacto. Geralmente este teor de elastômero se encontra entre 5 e 10%.
A adição de elastômero ao poliestireno pode ser realizada por mistura mecânica, que consiste na combinação com a borracha por intermédio do moinho de dois rolos – tipo “bunbury”, ou em uma extrusora, de preferência com duas roscas. O processo também pode ser feito por grafitização (copolímero enxertado) com a aplicação do grafite. Assim, obtém-se o poliestireno modificado diretamente no reator de polimerização e promove-se a dissolução da borracha em estireno. Segue-se, então, à polimerização da mistura pelas técnicas de massa, solução ou suspensão.
A polimerização em suspensão é efetivada dissolvendo-se a borracha e o catalisador no estireno. Em seguida, é realizada a dispersão, por agitação, em água desmineralizada, com um agente de suspensão adequado, que pode ser álcool polivinílico. A polimerização é processada por meio de aquecimento. Durante o processo, ocorre a formação de partículas microscópicas de borracha, que se dispersam na matriz do PS. A presença destas partículas de borracha alteram as propriedades mecânicas do termoplástico, aumentando a resistência ao impacto e a resistência química sob tensão (environmetal stress cracking).
Além de sua resistência mecânica, ao impacto e ao calor, o PSAI é encontrado no mercado a baixo custo, mostrando-se acessível ao consumidor. São diversas características que demarcam as propriedades específicas do poliestireno de alto impacto, como por exemplo:
Este tipo de Poliestireno é largamente utilizado na comunicação visual (interna), devido à excelente aderência de tinta no processo de serigrafia, bem como na confecção de placas com vinil adesivo. Por outro lado, outra aplicação comum a é na termoformagem de peças, também conhecida como vacuum formagem, cujo objetivo é moldar o poliestireno (através de moldes e temperatura) no formato desejado.
Também encontramos esse material em:
Na PolyBrasil, você encontra o Poliestireno de Alto Impacto em chapas nas cores branca, amarela, vermelha, azul, verde, preta, cinza e laranja. Também está disponível no modelo tricamada, com camadas internas recicladas e externas virgens. No entanto, nesta versão, pode ser utilizado apenas para aplicações internas.
Trata-de de um produto que está em conformidade com a FDA (Food and Drug Administration) para uso em embalagens alimentícias. E, além disso, está classificado conforme a UL 94 HB.
Solicite um orçamento personalizado deste material, clicando aqui, e nossa equipe entrará em contato em breve!